quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ler é mais importante do que estudar


Reproduzo aqui (feliz da vida!) um texto do blog do Ziraldo:

É possível que eu vá ser repetitivo, mas vamos lá. Já devo ter dito aqui a frase que repito pelo país: ler é mais importante do que estudar. Olha ai: a gente tem que ter muito cuidado com o que diz quando diz uma coisa que pode ser ouvida por muita gente. Há quase trinta anos que tenho andado por este país – que nem o velho Luiz Gonzaga – falando para professores e crianças nas salas de aula e nos auditórios de escolas públicas e privadas. Desde 1980, quando o "Menino Maluquinho" apareceu.

Tenho deitado a maior falação sobre os problemas do ensino fundamental no Brasil. Aí, uma professora vem e me escreve: “Você precisa ter cuidado com o que diz quando diz uma coisa que pode ser ouvida por muita gente”. E continuou: “Por exemplo, você me diz que ler é mais importante do que estudar. Como é que eu faço? Se eles ficarem parados no tempo, a culpa vai ser sua”.

A minha frase, professora, é uma frase de efeito. Foi feita para despertar as pessoas para a questão da leitura no ensino básico, uma frase feita para inquietar, mesmo. Com um detalhe: ela não precisa explicação, meu Deus! Como é que um menino pode estudar se ele não sabe ler, não é capaz de entender um texto, não consegue se expressar escrevendo? É o impasse filosófico do ovo e da galinha: qual dos dois é mais importante? Parece-me que a resposta é óbvia, não?

Estou voltando a falar sobre as questões do ensino porque me parece que, no meio de tantas notícias graves, uma permanece me deixando muito preocupado. Só pode parecer menos grave porque está longe da idéia imediata de morte. Sua gravidade, contudo, é intensa para o país: nossas crianças não sabem ler. Aliás, ninguém sabe ler nesse país!

11 comentários:

Gabriel Diniz, 7ºG disse...

Realmente Helio, pois minha mãe da aula da 1ª à 4ª série em Educ. Física, e ela diz que tem alunos da 2ª e 3ª série que mal sabem escever, e alguns escrevem certo apenas o nome, e confirmo o que ela diz quando pego produções que ela manda fazer, vejo que há muitos erros de português, e acho mto desanimante o fato de num país que quer ser considerado de primeiro mundo, nós termos parte da população de cranças analfabetas, e mesmo com o que os governantes falam nas propagandas, x alunos matriculados, podem até estar no colégio, mais não é o bastante, pois eles tem que ter futuro, e o início disso é ter no minímo a dominação da leitura e escrita.

Anônimo disse...

Professor Hélio,
antes de tudo, parabéns pelo blog e também pelo texto feliz de hoje. Concordo com Ziraldo, "ler é mais importante que estudar" e até completaria, aprender a ler é o que possibilita que sejamos individuais. Afinal, após aprender a ler e entender um texto,somos capazes de construir a cada dia um mundo interno diferente que pode modificar o mundo externo no qual vivemos.
Joseane Borges. Mãe do João Pedro 7C

natalia disse... disse...

Parabéns pelo texto Hélio.
Eu concordo com o texto que ler é muito importante. Achei muito interessante a frase do texto:¨Sua gravidade, contudo, é intensa para o país: nossas crianças não sabem ler. Aliás, ninguém sabe ler nesse país!¨
Parabéns pelo seu blog. A maioria das minhas dúvidas que não consigo tirar em sala de aula eu consigo tirar aqui

Gabriela 7°D disse...

Então Hélio,
sobre a frase "Ler é mais importante que estudar" ...
Eu acho que, é de fato uma boa crítica!!
Eu penso que, agente pode aprender lendo, como também pode aprender estudando...
E, concordo com o que a Mãe do João Pedro disse: "aprender a ler é o que possibilita que sejamos individuais. Afinal, após aprender a ler e entender um texto,somos capazes de construir a cada dia um mundo interno diferente que pode modificar o mundo externo no qual vivemos."
Essa sim ema uma boa argumentaçao mas eu colocaria também uma nova questão e argumentação: Ler, é importante mas, para isso, nós precisamos estudar e aprender a ler!Não é mesmo?!
Um beijão da Gabi!

Gabriel Diniz, 7ºG disse...

Helio, percebi q vc publicou esse coment meu, mais tem outros 2 ou 3 que eu mandei a quase uma sema atrás (pouco antes desse)e que não foram aprovados´, e además da reclamação, queria parabenizá-lo pois, além de ter de corrigir provas, fechar o bimestre, trabalhar mais do que já trabalha, tem que cuidar desse blog que está cada vez melhor e cada vez melhor de ser ascessado - aliás, um coent seu aki (naum lembro qual) me ajudo na prova =p

Gabriel DIniz, 7ºG

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Gabriel,

Desculpe se eu "comi bola" e não publiquei algum comentário seu. De qualquer forma o espaço continua aberto. Obrigado pelo apoio e pela sua presença aqui!
Abraço,
Helio.

Gabriel, 7ºG disse...

Hélio, vlw pela resposta =p, eu entendo que tem muito à fazer, e então está desculpado... (O.o)
Até a próxima!! kk
Gabriel Diinz, 7ºG

rafael benatti disse...

hehehe...
adorei o texto ...
injfelizmente é plena verdade

natalia do 7°B disse...

Hélio você vai por alguma explicação no blog sobre o que estamos aprendendo em sala de aula?

Unknown disse...

Nssa estou na dúvida se estudar é mais importânte que ler
psoapsokpasopa...
boom achei bem interessante o texto e a final isso que falaram criou revoltas das prefessoras contra ele??

Anônimo disse...

Oi Hélio,
É a Luiza do 7ºF .Adorei seu blog e principalmente desse texto do Ziraldo acho que você podia ler ele para a sala a maioria iria gostar ele é muito interessante.
Até nossa próxima aula !!